Como a prática de mindfulness ajuda a Nordweg e pode ajudar você

Se você é como nós, você procura fazer o seu melhor a cada dia. No entanto, a quantidade de desafios e decisões a fazer todos os dias pode nos inundar, consumindo completamente o nosso valioso tempo.

É realmente fácil entrar numa situação rodinha de hamster, onde corremos o tempo todo sem sair do lugar. Trabalhamos sem parar em dezenas de pequenas tarefas, em demandas de terceiros e urgências ao longo do dia, apenas para terminar a tarde se sentindo completamente improdutivo.

O que poucos entendem, no entanto, é que foco não é dizer sim com mais força pra algo importante. Foco é, inevitavelmente, dizer não para tudo que não é fundamental. Afinal, quando dizemos sim para alguma coisa, dizemos não para todas as outras. É extremamente empoderador quando sabemos onde investir os poucos sins que temos.

Todos os dias, na Nordweg, buscamos pisar para fora da rodinha do hamster separando um momento para simplesmente parar, entender nosso contexto, o que é realmente importante e qual a melhor forma de abordar os desafios à nossa frente. Tudo, de forma alinhada com os nossos objetivos e valores a longo prazo.

A prática pode ser chamada de meditação, de concentração ou mesmo de mindfulness, que em inglês significa “mente plena”. O objetivo é que possamos entender melhor a nós mesmos, olhando para dentro, entendendo nossas razões e motivação verdadeiras.

Na Nordweg, a meditação tem nos ajudado a lidar melhor com os problemas que estão fora do nosso controle, com a forma em que nos comunicamos internamente, com as dificuldades que nos pegam de surpresa e, principalmente, em como lidar da melhor maneira, pessoal e profissionalmente, com as crescentes expectativas dos nossos clientes. Por último, mas não menos importante, com as expectativas que criamos sobre nós mesmos. Talvez as mais duras.

É impressionante a clareza que “resetar” pode trazer. Como exemplo prático, tanto para um sinal de rádio, um lugar barulhento ou dentro da nossa cabeça, quanto mais forte o ruído, mais forte precisa ser o sinal. Com uma mente calma e limpa, passamos a notar aquilo que antes passava despercebido e os caminhos se tornam claros.

Para quem estiver começando, existem aplicativos muito legais com práticas guiadas, músicas relaxantes e instruções em voz alta para lhe ajudar a encontrar o foco. Os nossos favoritos são o Sattwa, o Calm e o Headspace, todos tem versão para celular. Da mesma forma, existem grupos locais de meditação por todo o país. Essa é uma experiência legal, pois você tem o suporte de outras pessoas mais experientes e faz amigos que também estão aprendendo, assim como você.

Na prática, o importante é permitir que a mente vire-se para dentro. O foco se direciona à respiração, às sensações sutis das diferentes partes do corpo e as emoções mais profundas presentes a cada momento.

O objetivo principal é criar um espaço para que suas emoções possam fluir livremente, um espaço onde você passa a ter um papel de mero observador, como se estivesse assistindo a um filme projetado numa tela de cinema, sem qualquer compromisso com as histórias que a mente inevitavelmente criará.

Neste espaço, somos apresentados ao que é real, às coisas em aberto com as quais temos evitado lidar. Isso pode ser desconfortável, principalmente no começo, mas é lidando com estas questões que construímos uma vida cada vez mais livre e feliz. Dessa forma, podemos dizer que o obstáculo é o caminho.

Na Nordweg, temos seções de mindfulness todas as tardes. As quintas-feiras, no entanto, são especiais e estão abertas a quem quiser se juntar com a gente, às 13:00. Você é bem vindo(a)!

2016-09-21

2 responses to Como a prática de mindfulness ajuda a Nordweg e pode ajudar você

  1. Pedro Lopes

    Muito inspirador o post. Para alguém que, como eu, está a frente de um negócio, sair da “rodinha de hamster” é algo extremamente complexo, dadas as obrigações e pressões constantes nas entregas de resultado. Se dar este tempo para parar e refletir sobre todo o rumo que estamos tomando, seja no âmbito empresarial ou mesmo pessoal, é algo que realmente quero buscar daqui para a frente.

    Veio em boa hora esta newsletter. rs

    Como sempre, obrigado pelo excelente trabalho.

    Abraço, de um consumidor sempre satisfeito.

  2. Josemir Martins

    Parabéns pelo post. Só confirma que empresas diferenciadas são formadas por gestores e seres humanos diferenciados.

    Abc, de mais um cliente satisfeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: