Mentalidade fixa vs. Mentalidade de crescimento

Este post é uma tradução do artigo Fixed Mindset vs. Growth Mindset: Which One Are You? de Michael Graham Richard. Achamos o texto tão incrível que resolvemos traduzi-lo para o português e compartilha-lo com vocês. Se você gostou, veja mais artigos como este no site original ou assine o feed RSS.

Segue um trecho de um artigo sobre Carol Dweck, uma professora de psicologia na Universidade de Stanford.

Durante mais de três décadas de pesquisa, [Carol Dweck] vem descobrindo as respostas do porquê de que algumas pessoas conseguirem alcançar integralmente o seu potencial enquanto outras, igualmente talentosas, não – o porquê de algumas se tornarem Muhammad Ali e, outras, Mike Tyson. A principal diferença, ela descobriu, não é habilidade,  mas sim se você enxerga habilidade como algo inerente que deve ser demonstrado ou algo que pode ser desenvolvido.

Para todos que se interessam por crescimento pessoal e auto-desenvolvimento, isso parece óbvio. Mas claramente, não é óbvio para todo mundo: veja o comparativo abaixo (baseado no diagrama do Nigel Holmes) que representa estes dois tipos de mentalidade. Eu tenho certeza que você as identificará nas atitudes de muitas pessoas que você conhece.

Mentalidade fixa

Vamos começar pelo lado da mentalidade fixa.

Inteligência é estática

Leva ao desejo de parecer inteligente e, assim, a tendência de…

Pessoas que tem esta crença acham que “elas são o que elas são”, mas isso não significa que elas tenham menos desejo de ter uma auto-imagem positiva do que qualquer outra pessoa. Por isso, certamente elas querem ter um bom desempenho e parecer inteligentes. Mas para alcançar este objetivo elas…

Desafios

… evitam desafios

Por definição, um desafio é difícil e o sucesso não é assegurado, então em vez de arriscar falhar e impactar negativamente a sua auto-imagem, elas frequentemente evitam desafios e se restringem apenas ao que sabem que fazem bem.

Obstáculos

… desistem facilmente

O mesmo com obstáculos. A diferença aqui, da forma que eu vejo, é que desafios são coisas que você pode decidir fazer enquanto obstáculos são forças externas que surgem no seu caminho.

Esforço

… enxergam o esforço como algo sem finalidade

Qual o objetivo de trabalhar duro e se esforçar se no final você ainda está na posição inicial? Se a sua forma de ver o mundo lhe diz que esforço é algo desagradável e que não paga seus dividendos, então a coisa mais inteligente a fazer é evita-lo o máximo possível.

Criticismo

… ignoram a utilidade do feedback negativo

A utilidade do feedback negativo é ignorado no melhor dos casos, e entendido como um insulto no restante do tempo. A mentalidade fixa lhe faz acreditar que qualquer crítica às suas capacidades é uma crítica a você. Isso costuma desencorajar as pessoas em volta e, depois de um tempo, elas param de dar feedbacks negativos, o que acaba por isolar ainda mais a pessoa de influências externas que poderiam gerar alguma mudança.

Sucesso de outros

… se sentem ameaçadas pelo sucesso alheio

O sucesso de outros é visto como um ponto de comparação onde a pessoa aparece mal. Geralmente quando os outros sucedem, pessoas com uma mentalidade fixa tentarão convencer a si mesmas e as pessoas a sua volta de que o sucesso se deu por sorte (afinal, quase tudo é por causa da sorte no mundo da mente fixa) ou ações questionáveis. Em alguns casos, elas tentarão até denegrir o sucesso dos outros trazendo pontos que não são relacionados (“Sim, mas você sabia que ele…”).

Como resultado, elas não alcançam o seu potencial total e suas crenças as retroalimentam. Elas não mudam ou se desenvolvem muito com o tempo, e por isso para elas isso confirma que “elas são o que elas são”.

Mentalidade de crescimento

Inteligência pode ser desenvolvida

Leva a uma desejo de aprender e assim…

Pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que a inteligência pode ser desenvolvida, que o cérebro é como um músculo que pode ser treinado. Isso gera um desejo de melhorar cada vez mais.

… abraçam desafios

E como melhorar? Primeiro, você abraça desafios, porque sabe que vai sair mais forte do outro lado.

… persistem em face a contratempos

Da mesma forma, obstáculos – contratempos externos – não lhe desencorajam. Sua auto-imagem não está atada ao seu sucesso e como você parecerá aos outros; falhas são uma oportunidade para aprender, então independente do que aconteça você vence.

… veem esforço como o caminho para a maestria

Esforço é visto não como algo sem finalidade, mas sim como algo necessário para crescer e se tornar mestre em habilidades úteis.

… aprendem com as críticas

Criticismo e feedback negativo são fontes de informação. Isso não significa que todo criticismo mereça ser integrado ou que nada nunca seja levado pro lado pessoal, mas pelo menos pessoas com uma mentalidade de crescimento sabem que elas podem mudar e melhorar, então o feedback negativo não é percebido como sendo diretamente sobre elas como pessoas, mas sim sobre as habilidades que tem no momento.

… aprendem e encontram inspiração no sucesso de outros

O sucesso de outros é visto como fonte de inspiração e informação. Para a pessoas com mentalidade de crescimento, sucesso não é visto como um jogo em que, para um ganhar, os outros tem que perder.

Como resultado, elas alcançam níveis cada vez mais altos de realização. A medida que melhoram, criam um feedback positivo que as encoraja a continuar aprendendo e melhorando.

E agora

A boa notícia – especialmente se você se identificou tendo uma visão de mundo da mentalidade fixa – é que é possível mudar de uma para a outra. De fato, eu acredito que isso deveria ser ensinado para todas as crianças.

Além disso, Dweck tem demonstrado que as pessoas podem aprender a adotar a segunda forma de pensar e fazer avanços dramáticos de performance. […]

O prova mais concreta vem de um estudo recente feito por Dweck e Lisa Sorich Blackwell com alunos de sétima série com baixa performance escolar. Todos os alunos participaram de seções sobre técnicas de estudo, sobre o cérebro e outros assuntos semelhantes; Além disso, um grupo participou de uma sessão neutra sobre memória enquanto o outro aprendeu que a inteligência, assim como um músculo, se torna mais forte através do exercício. O treinamento para desenvolvimento da mentalidade de crescimento teve um efeito catalisador sobre a motivação e as notas de matemática; estudantes do grupo de controle não apresentaram melhorias, apesar de todas as outras intervenções.

“As habilidades de estudo são inertes até que sejam alimentadas por um ingrediente ativo”, explica Dweck. Os estudantes podem até saber estudar, mas não estudarão se acreditarem que seus esforços serão em vão. “Se você focar nessa crença, verá benefícios maiores do que você poderia esperar.”

Obrigado ao Guy Kawasaky.

Crédito da imagem: Diplomat.is

3 repostas para Mentalidade fixa vs. Mentalidade de crescimento

  1. Michael Oliveira

    Olá, passando por aqui para conferir essa matéria bacana, realmente MindSet é um tema fascinante. Gostaria apenas de pontuar uma coisa, na verdade Carol Dweck é uma senhora.
    Forte abraço!

    • Igor Gaelzer Autor do post

      Muito obrigado pelo toque Michael! Usei o tradutor do Google como base e fui arrumando os erros, mas pelo visto passaram alguns.

      Também acho esse tema fascinante e é interessante como claramente lembramos de pessoas com estas características e identificamos elas em nós mesmos enquanto vamos lendo. Todos temos um pouco das duas mentalidades, o importante é poder identificar elas para depois ir melhorando.

      Abração!

  2. biarustiguel

    Igor, boa tarde!

    Gostei muito do artigo. Gostei tanto que me inspirei em criar um artigo mais profundo e atualizado sobre o tema.

    Aqui está o link no caso de você querer conhecer: mentalidadedecrescimento.com.br/blog/mindset-de-crescimento/

    Talvez ele se digno de mencionar no seu artigo.

    De qualquer forma, continue com o ótimo trabalho.

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: