Nove coisas que pessoas de sucesso fazem diferente

Este texto foi traduzindo a partir do artigo “Nine Things Successful People Do Differently” escrito por Heidi Grant Halvorson, no site Harvard Business Review.

Por que você é  bem sucedido em alcançar alguns de seus objetivos, mas em outros não? Se você não tem certeza, você está longe de estar sozinho. Acontece que, mesmo sendo brilhantes, as pessoas bem sucedidas muitas vezes também tem dificuldade de compreender os motivos que as fazem ter sucesso ou falhar em situações diferentes. A resposta intuitiva – elas nascem predispostas a certos talentos e carente de outros – é realmente apenas um pequeno pedaço do quebra-cabeça. Na verdade, décadas de pesquisa sobre desempenho sugerem que pessoas bem sucedidas alcançam seus objetivos não simplesmente por causa de quem elas são, mas por causa do que fazem .

1. Elas são específicas. Quando você define a si mesmo uma meta, tente ser o mais específico possível. “Perder 5 quilos” é um objetivo melhor do que “perder peso,” porque ele lhe dá uma idéia clara do que o sucesso se parece. Saber exatamente o que você quer alcançar o mantém motivado até chegar lá. Da mesma forma, pense sobre as ações específicas que precisam ser tomadas para alcançar seu objetivo. Apenas prometer que você vai “comer menos” ou “dormir mais” é vago demais – seja claro e preciso. “Eu estarei na cama às 21h nos dias de semana” não deixa margem para dúvidas sobre o que você precisa fazer, e se você está realmente seguindo o plano.

2. Elas aproveitam bem o tempo para progredir com seus objetivos. Dado o fato do quão ocupado a maioria de nós é, fazendo malabarismos para fazer várias coisas ao mesmo tempo, não é surpreendente que nós freqüentemente perdemos as oportunidades de trabalhar em nossos objetivos mais importantes. Nós simplesmente falhamos ao ver estas oportunidades. Será que você realmente não tem tempo para malhar hoje? Nenhuma chance a qualquer momento para retornar aquele telefonema? Atingir seu objetivo significa usar estas oportunidades de tempo antes que ele escorra pelos seus dedos.

Para aproveitar bem seu tempo, decida com antecedência quando e onde você vai tomar cada ação que você queira tomar. Mais uma vez, seja o mais específico possível (por exemplo, “Nas segundas, quartas e sextas vou malhar por 30 minutos antes do trabalho.”) Estudos mostram que esse tipo de planejamento vai ajudar o seu cérebro para detectar e aproveitar a oportunidade quando ele surge, aumentando suas chances de sucesso em cerca de 300%.

3. Elas sabem exatamente o quanto ainda tem a fazer. Atingir um objetivo também requer monitoramento honesto e regular do seu progresso – se não por outros, por você mesmo. Se você não sabe se está progredindo ou não, você não pode ajustar seu comportamento ou sua estratégia de acordo. Verifique o seu progresso com freqüência – semanalmente ou mesmo diariamente, dependendo do objetivo.

4. Elas são otimistas realistas. Quando você está definindo um objetivo, envolva-se com muitos pensamentos positivos sobre a probabilidade de você conseguir alcançar o que você deseja. Acreditar na sua capacidade de vencer é muito importante para criar e sustentar sua motivação. No entanto, não importa o que você faça, não subestime o quão difícil será alcançar seu objetivo. A maioria dos objetivos que valem a pena alcançar exigem planejamento, tempo, esforço e perseverança. Estudos mostram que o fato de pensar que as coisas virão à você facilmente e sem esforço lhe deixa mal preparado para a jornada à frente e aumenta significativamente as chances de fracasso.

5. Elas focam em ser cada vez melhores, ao invés de serem perfeitas. Acreditar que você tem a capacidade de alcançar seus objetivos é importante, mas assim também é acreditar que você pode obter esta capacidade. Muitos de nós acreditamos que a nossa inteligência, nossa personalidade e nossas aptidões físicas são fixas – que não importa o que fizermos, não vamos melhorar. Como resultado, nos concentramos em objetivos só para testar o que já sabemos, ao invés de desenvolver e adquirir novas habilidades.

Felizmente, décadas de pesquisa sugerem que a crença na capacidade fixa está completamente errada – habilidades de todos os tipos são profundamente maleável. Aceitar o fato de que você pode mudar lhe permitirá fazer escolhas melhores e alcançar seu pleno potencial. Pessoas cujo objetivo é melhorar constantemente ao invés de serem perfeitas, levam as dificuldades como parte do crescimento e apreciam a viagem tanto quanto o destino.

6. Elas são determinadas. Determinação é a vontade de se comprometer com metas de longo prazo e persistir em face da dificuldade. Estudos mostram que pessoas determinadas obtém mais conhecimento ao longo de sua vida e tem resultados acima da média na faculdade.

A boa notícia é que, se você não é particularmente determinado agora, há algo que você pode fazer. Pessoas que carecem de determinação freqüentemente acreditam que elas simplesmente não têm a capacidade inata que as pessoas de sucesso têm. Se isso descreve o seu próprio pensamento… bem, não há maneira de colocar isso muito bem: você está errado. Como mencionei anteriormente, planejamento, esforço, persistência e boas estratégias são o que realmente é preciso para ter sucesso. Pensar desta forma não só irá ajudá-lo a ver a si mesmo e seus objetivos de forma mais precisa, mas também fará maravilhas para a sua determinação.

7. Elas exercitam seu músculo da força de vontade. Seu “músculo” de auto-controle é como os outros músculos do seu corpo – quando ele não recebe muito exercício, torna-se mais fraco ao longo do tempo. Mas quando você lhe dá exercícios regulares, colocando-o para uma boa utilização, ela vai crescer cada vez mais forte e mais capaz de ajudá-lo a alcançar com sucesso seus objetivos.

Para exercitar sua força de vontade, assuma um desafio que requer que você faça algo que você preferiria não fazer. Desistir de lanches com alto teor de gordura, fazer 100 abdominais por dia, manter-se ereto quando você se pegar sentado em má postura, tentar aprender uma nova habilidade. Quando você se encontrar querendo desistir ou adiar sua promessa – não o faça. Comece com apenas uma atividade, e faça um plano de como você vai lidar com os problemas quando eles ocorrerem (“Se eu tiver vontade de comer um lanche, eu vou comer uma fruta fresca ou três pedaços de frutas secas.”) Será difícil no começo, mas vai ficar mais fácil e essa é a questão toda. Assim que a sua força crescer, você poderá assumir mais desafios e passar para a próxima fase do treino do auto-controle.

8. Elas adaptam seu ambiente para facilitar a conquista dos seus objetivos. Não importa o quão forte o músculo da força de vontade se torne, é importante sempre respeitar o fato de que ele é limitado, e se você sobrecarregar-lo você poderá ficar temporariamente sem combustível. Não tente atingir dois objetivos desafiadores ao mesmo tempo se você não consegue controlá-los (como parar de fumar e fazer dieta ao mesmo tempo). Também não se coloque em situação perigosas – muitas pessoas são excessivamente confiantes em sua capacidade de resistir à tentação, e como resultado se colocam em situações onde as tentações são muitas. Pessoas de sucesso sabem que não devem fazer um objetivo ser mais difícil de alcançar do que ele já é.

9. Elas se concentram no que devem fazer, não no que não devem fazer. Você quer perder peso, parar de fumar, ou dar um jeito no seu humor explosivo? Então planeje como você irá substituir hábitos ruins por hábitos bons, ao invés de focar somente nos hábitos ruins. Pesquisas sobre a supressão de pensamento (por exemplo, “Não pense ursos brancos!”) tem mostrado que a tentativa de evitar um pensamento o torna ainda mais ativo em sua mente. O mesmo vale quando se trata de comportamento – ao tentar não se envolver em maus hábitos, eles se tornam mais forte em vez de desaparecerem.

Se você quiser mudar sua forma de agir, pergunte a si mesmo, o que vou fazer em vez disso? Por exemplo, se você está tentando controlar melhor seu temperamento, você pode fazer um plano como “Quando eu estiver começando a sentir raiva, vou respirar profundamente três vezes e me acalmar.” Usando a respiração profunda como um substituto para ceder a sua raiva, seu mau hábito vai se enfraquecer com o tempo até desaparecer completamente.

A minha esperança é que, depois de ler sobre as nove coisas que as pessoas de sucesso fazem de maneira diferente, você tenha tido alguns insights sobre todas as coisas que você tem feito certo o tempo todo. Ainda mais importante, eu espero que você tenha sido capaz de identificar os erros que tem tirado você de seu caminho e usar esse conhecimento a seu favor a partir de agora. Lembre-se, você não precisa se tornar uma pessoa diferente para se ter mais sucesso nas coisas que você deseja alcançar. Não importa o que você é, mas sim o que você faz.

Heidi Grant Halvorson, Ph.D. é uma psicóloga motivacional e autor do novo livro Succeed: How We Can Reach Our Goals (Hudson Street Press, 2011). Ela também é blogueira especialista em motivação e liderança para Fast Company e Psychology Today. Seu blog pessoal, The Science of Success, podem ser encontradas em http://www.heidigranthalvorson.com . Segui-a no Twitter @hghalvorson

One response to Nove coisas que pessoas de sucesso fazem diferente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: