100% Brasil: Rio Grande do Sul

Me interesso demais pelo Brasil e pelos lugares incríveis que ele abriga. Por isso, para fazer minha colaboração e incentivar o turismo nacional, resolvi criar uma coluna aqui no blog chamada “100% Brasil”.

Nesta coluna falarei sobre destinos nacionais interessantes. Gostaria de poder contar com o conhecimento e participação de vocês para complementar as informações de cada local, dando dicas sobre restaurantes, pontos turísticos, bares, museus etc. Assim, construiremos uma fonte bacana de informações sobre destinos brasileiros para valorizar os lugares e culturas maravilhosas que temos nesse nosso país.

Falaremos de uma cidade a qual temos vontade de conhecer, que admiramos ou, então, que tenha sido sugerida pelos nossos leitores. Este é o nosso espaço para estimular o turismo nacional e, quem sabe, até mesmo na nossa cidade ou região!

Sempre admirei a região sul do Brasil e no primeiro post do “100% Brasil” irei começar com o Rio Grande do Sul. Afinal, foi por causa deste estado que tive a ideia de começar essa coluna. Além disso, tive a oportunidade de visitar a região nesse último final de semana!

Rio Grande do Sul

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do Brasil. Fundada em 1772 por casais portugueses açorianos, mas durante séculos seguintes acolheu imigrantes de todo o mundo, principalmente os alemães.

A chegada em Porto Alegre, no Aeroporto Salgado Filho, foi muito bacana! Tive uma ótima recepção pelo meu amigo Igor, que recebeu a mim e a minha namorada muitíssimo bem.

Na capital dos Pampas percebi principalmente a enorme quantidade de árvores que existem e como a cidade fica bonita por causa delas. Ruas limpas, ônibus de dois andares, diversos parques ao ar livre e muita natureza. Logo depois fomos almoçar num restaurante chamado Equilibrium próximo ao parque da Redenção, que por sinal é um ótimo restaurante: bom, bonito e barato.

Listo abaixo alguns pontos interessantes que pude notar no pouco tempo que tive de contato com Porto Alegre, especificamente:

• Casa de Cultura Mário Quintana – Quase 30 anos de existência é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura do RS. Você vai encontrar atividades ligadas a cinema, música, literatura, artes visuais, dança, teatro e espaços para oficinas e eventos culturais;

Usina do Gasômetro – Tem mais de 80 anos de história, é um dos principais centros culturais de Porto Alegre. Ela forneceu energia elétrica à base de carvão mineral para Porto Alegre de 1928 a 1974, quando foi desativada. Você vai ver espaços para exposições, teatro, café, galerias com mostras fotográficas e de video;

Porto – Fica no centro de Porto Alegre, é o maior porto fluvial do País em extensão e tem uma vista maravilhosa do Rio Guaíba. Ao pousar em Porto Alegre você consegue ver como é lindo esse rio.

Logo depois fomos para Osório pela rodovia Free-way. Passamos pelos cataventos gigantes e impressionantes do parque eólico e chegamos a uma lagoa onde o Igor  pratica kitesurfing , que por sinal é um esporte fantástico! Na foto abaixo é possível ver os cataventos no fundo e o Igor se preparando para velejar hehe.

Logo depois seguimos para Picada Café, a pequena e bonitinha cidade na serra onde fica a fábrica da Nordweg. Nos hospedamos na Pousada Camponesa. Passamos pela BR, conhecida como Rota Romântica que é cercada de plátanos, uma árvore que tem a folha da bandeira do Canadá. No outono ela fica toda avermelhada e as suas folhas caem.

Mais a noite, fomos para Nova Petrópolis e a realidade parecia estar sumindo. O mundo mágico do Natal estava se iniciando na região sulista. Nos deparamos com diversas lojas e uma bela praça lindamente decorada para o Natal. O Labirinto Verde no centro da praça, feito de arbustos (que pareciam algum tipo de pinheiro) com mais ou menos uns 2m de altura, formam vários caminhos onde quem consegue chegar ao seu centro se depara com um grande Papai Noel. Muito divertido! Comemos uma bela pizza no restaurante Forneria da Mata, na companhia da Júlia, amiga do Igor que por sinal é trilegal! Depois fomos ao Opas Pub experimentar umas cervejas alemãs importadas e ouvir música ao vivo.

Primeiro dia: fantástico!

Da esquerda pra direita: Igor, Pitty, Iuri e Cristal.

No domingo (14/11) de manhã o Igor nos fez acordar cedo para fazermos uma bela trilha até o mirante de Picada Café, acompanhados pelos amiguinhos Iuri (irmão do Igor), Cristal e Pitty (cachorros da família). Vimos alguns animais nativos, árvores e paisagens lindas. Encontramos simpáticos moradores e em alemão nos ofereceram água… Báh! não entendi nada que eles disseram! hehe A vista lá de cima é afudê!

Na volta fomos recebidos pelos pais do Igor com um belo churrasco gaúcho com um tempero bem diferente e uma sobremesa sensacional. Estava tudo perfeito!

Mais à tarde, fomos a Gramado e fiquei maravilhado! =D Eu nunca tinha visto nada parecido na minha vida. Por favor não deixem de conhecer Gramado, é algo mágico, principalmente quando o espírito de Natal toma conta da cidade. Tudo belo e muito melhor do que imaginávamos. Vejam abaixo cada lugar que fomos e tirem suas conclusões:

Lago Negro

Eu e Nathalee, minha namorada, no Lago Negro em Gramado

Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago em 1953, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome. A principal atração do lago são pedalinhos em formato de cisnes e barcos pirata. O lago é lindo demais!

Fábrica de Chocolates Florybal – O Chocolate Caseiro Florybal é uma empresa familiar muito bacana que produz um chocolate ótimo e, quando você visita a fábrica, pode ver como o chocolate é feito e também se satisfazer chocolaticamente com amostras grátis das zilhões de opções disponíveis.

Minimundo – É um parque de lazer em forma de uma mini-cidade, onde tudo é 24 vezes menor do que na realidade. Muito divertido de ver!

Natal Luz

Maior Evento de Natal do Mundo. E para comemorar, durante 73 dias, a cidade de Gramado se transforma em um Parque Temático de Natal. Quem chega na cidade encontra em todas as ruas e em cada detalhe, o espírito natalino. São milhares de mini lâmpadas transformando ruas em túneis iluminados, árvores de natal gigantes e o Papai Noel nas ruas todos os dias. A cidade fica linda. Os eventos que acontecem por toda a cidade são de encatar os olhos. Clique aqui e saiba mais. Eu assisti a Árvore Cantante e o espetáculo Nativitaten. Ah sim, e nada melhor do que passar o Natal sentindo um friozinho! Vejam o vídeo abaixo do Nativitaten:

Foi incrível! Depois de Gramado ainda fomos para Canela. Chegando lá, ainda pegamos o final do show do Fábio Júnior em frente a Catedral da cidade. Mais uma vez, tudo perfeito, as luzes, a beleza, a cidadania, TUDO!

Ao fundo logo abaixo da Catedral, a luz branca era o palco do show.

Na segunda-feira (15/11), infelizmente, era o dia de voltar para BH. Mas antes disso fomos conhecer e fazer compras na fábrica da Dakota e em uma loja de casacos de couro. Em seguida fomos conhecer a fábrica da Nordweg. Localizada em um lugar super tranquilo e com muito verde em volta. Acreditem, tinham ovelinhas na entrada da fábrica =). O cheirinho de couro lá dentro está por todos os lugares e a estrutura é muito boa, bem organizada e limpinha, com o ambiente de produção todo climatizado para que todos possam se sentir confortáveis nas temperaturas extremas da região e fazer um trabalho da melhor qualidade. Andei pela área de estoque e os modelos que a Nordweg vende de pertinho são muito mais bonitos. Aliás, eu vi várias novidades por lá, mas não posso adiantar nada! rsrs

Esse post acabou ficando maior do que eu imaginava. Mas acho que foi porque eu conheci o Rio Grande do Sul e quis demostrar toda a felicidade que vivi. Particularmente adorei essa ideia do 100% Brasil. E vocês, o que acham?

Abraços à todos!

5 responses to 100% Brasil: Rio Grande do Sul

  1. Cínthia

    Bacana demais a ideia de incentivar o turismo no Brasil. Temos mesmo muito o que conhecer nesse país.

    Ah, e fiquei morrendo de vontade de conhecer o Rio Grande do Sul. Deve ser lindo!

    Abçs e parabéns pela iniciativa.

  2. Bárbara

    Depois de ler isso Gramado com certeza vai para a minha listinha de lugares a visitar. Parabéns pelo post, gostei muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: